segunda-feira, 9 de agosto de 2010

ESSE RUY É UM "BIFACIAL"

Odorico Paraguassu, o prefeito da lendária Sucupira, definiria bem o pseudo-ambientalista Ruy Rocha. "Ele é um bifacial", mandaria na lata o insuperável personagem de Dias Gomes.

Bifacial é o mesmo que ter duas caras, dupla personalidade e se complementa com outra experessão de Odorico: "bivocabular", aquele que prega uma coisa e age de forma totalmente diferente da ladainha.

O tal Ruy, que se esconde atrás da ONG Floresta Viva para vender a imagem de protetor da natureza, é na verdade um diligente negociador de terras no litoral norte ilheense. Aos seus clientes, nunca pergunta o que vão fazer com as propriedades, ainda que o interesse seja retirar mata nativa e, como "compensação", plantar alguns sombreiros mexicanos (e essa referência tem história, que a gente conta em outro post).

Em sua catilinária ambiental (haja simulação!), o corretor de imóveis disfarçado de ecologista não revela que alguns de seus clientes estão contratando capangas para impedir até humildes pescadores artesanais de circular na praia. Privatizam o espaço público e ainda ameaçam gente pobre, que sempre viveu naquela região.

Um absurdo!