quinta-feira, 29 de julho de 2010

QUAL É O VERDADEIRO INTERESSE DESSA GENTE? NESSE MATO TEM COELHO...

Mais uma do Sarrafo:

Vou me reportar a uma faixa de tempo de 30 anos mais ou menos.

Nesse tempo todo, Ilhéus foi ambientalmente agredida de diversas formas, sem que soubessemos que existiam ‘ambientalistas’.

MANGUES ERAM ATERRADOS E INVADIDOS, ESGOTOS JOGADOS NAS PRAIAS RIOS E MANGUES, AREAIS ERAM ESCAVADOS, O RESTO DE MATA ATLANTICA ERA DESMATADO, PARA USO COMERCIAL E SOBREVIVENCIA.

Mas bastou o litoral norte de Ilhéus, ser mapeado, fotografado e eleito o novo playground dos milionarios naturebas, pronto, começou a chover ‘ambientalistas, ecochatos e ecoterroristas de todo lado.

Eles defendem as teses mais absurdas, para esconder o verdadeiro motivo, que era comprar terras baratas, e revender a milionarios daqui do Brasil e de acolá, sabe-se Deus qual a procedência.

Veio através dos Governos Federal e Estadual, e agora também Municipal, o COMPLEXO INTERMODAL, um hub logístico cujo destino é tirar esta região do marasmo economico em que se encontra.

Vai salvar as populações do destino que estava sendo reservado para elas, os homens pescadores artesanais, as mulheres marisqueiras artesanais, os rapazes apanhar bola de golfe no mato e fazer mandados para o ‘sinhozinho’, e as meninas, ai coitadas delas, vocês podem deduzir.

domingo, 25 de julho de 2010

TIRANDO AS MÁSCARAS

Do Sarrafo:

Está chegando a hora de tirarmos algumas máscaras que encobrem certos traquinos em Ilhéus.

Vamos saber quem é o ‘honesto’ ongueiro que recebeu verbas para reflorestar a Ba-001 Ilhéus/Itacaré, plantou sombreiro mexicano e não prestou conta da verba.

Vamos saber quem é o consultor que tentou ludibriar o IBAMA, colocando a extensão do projeto do Warapuru em Itacaré, com 49,9 hectares para não ter a necessidade legal de fazer o Eia/Rima, cujo projeto tem mais de 50 hectares.

Vamos saber quem representava a Fazendarte, fechada a 4 anos, no Condema.

O sistema é bruto.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

IBAMA: INVESTIGAÇÃO EM FAZENDA DO VICE DE MARINA AINDA NÃO FOI CONCLUÍDA

Fonte: Pimenta na Muqueca

O Ibama ainda não concluiu o relatório sobre um possível crime ambiental na fazenda Modusvivendi Participações Ltda, em Uruçuca (BA). Foi o que nos afirmou, por telefone, o chefe do escritório do órgão em Ilhéus, Fernando Curi.

Na última sexta, 16, o presidente do Ibama, Abelardo Bayma (confira aqui), se apressou e deu a investigação como concluída e afirmou que não teria havido irregularidades na fazenda.

A propriedade de 80 hectares, no litoral de Uruçuca, pertence ao empresário e candidato a vice-presidente da República, Guilherme Leal (PV).

O dono da Natura Cosméticos foi denunciado por ter cometido suposto crime ambiental na fazenda localizada no litoral sul-baiano.

O Pimenta conversou há pouco com o chefe do escritório do Ibama em Ilhéus (BA). Segundo Fernando Curi, o caso ainda está sob avaliação. “Temos procedimentos técnicos e estes ainda não foram concluídos. Vamos avaliar documentos, fazer verificações”, enumerou.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

ABRAÇA A LAGOA E ENGOLE A MATA

Do Blog do Thame: 

Há cerca de três meses, o empresário Guilherme Leal, dono da Natura e atual candidato a vice-presidente da república na chapa de Marina Silva (PV), protagonizou uma farsa.

Escudado pela Rede Globo, Leal capitaneou um abraço simbólico na Lagoa Encantada, em Ilhéus, com o claro objetivo de criar um clima desfavorável à liberação da licença ambiental para a implantação do Porto Sul.

Simbólico mesmo, porque o evento, repetido à exaustão nos telejornais da Rede Globo da Globonews, reuniu um pequeno grupo, entre artistas de segunda linha e ambientalistas contrários ao projeto.

Leia mais

quarta-feira, 14 de julho de 2010

VAMOS LUTAR POR UMA ILHÉUS MELHOR

PARTICIPE DO ABAIXO-ASSINADO EM FAVOR DO PORTO SUL. MAIS DE 400 INSTITUIÇÕES DE TODA A REGIÃO JÁ SE MANIFESTARAM EM DEFESA DO PROJETO E AGORA É A VEZ DA NOSSA COMUNIDADE MOSTRAR QUE DESEJA VER ILHÉUS E O SUL DA BAHIA CRESCEREM, GERANDO EMPREGOS E DESENVOLVIMENTO.


O OBJETIVO É COLETAR 50 MIL ASSINATURAS, QUE SERÃO ENCAMINHADAS AO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE, IBAMA E MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL.

DEMONSTRE SEU AMOR POR ILHÉUS. VOCÊ FAZ PARTE DESSA LUTA.

terça-feira, 13 de julho de 2010

2 PESOS, 2 MEDIDAS E 2 COQUEIROS

Parece piada, mas é sério (e trágico!). A "ambientalista" Maria do Socorro Mendonça, do Ação Ilhéus costuma combater com garras afiadas os projetos que trazem desenvolvimento para a cidade. Ao mesmo tempo, é carinhosa com empreendimentos que devastam o meio ambiente, desde que tenham uma estética que lhe agrade.

Vejam a contradição: a "ambientalista" já disse aprovar a destruição de 250 hectares de Mata Atlântica para construir um campo de golfe. Tudo bem, diz ela, "pelo menos a grama é verde" (e a grana também, naturalmente).

Opa, por falar em "naturalmente", a senhora que se diz preocupada com os caranguejos e macaquinhos  era uma das mais animadinhas na excursão de simpatizantes que o empresário Guilherme Leal mandou promover até seu projeto de resort de luxo em Serra Grande. Uma Área de Preservação Permanente, que o vice de Marina Silva devastou sem pena nem autorização oficial, deixando um rombo de 80 hectares na mata.

A ambientalista do Ação Ilhéus contemplou a bagaceira e não se comoveu. Achou até tudo muito bonito, tanto que registrou suas impressões em um email enviado para a lista de contatos da entidade e que chegou às nossas mãos. Palavras dela:

"(É) tudo que existe em uma fazenda de grande porte, mas com um nível e conceito bem diferente do que estamos acostumados a ver. Na área de convivência por exemplo, dois coqueiros foram preservados e integram a decoração" (grifo nosso).

Isso é verdadeiramente o suprassumo da consciência ambiental, um exemplo de ser humano consciente de seu papel no planeta. Para esta nobre senhora, uma Área de Preservação de 80 hectares pode ser dizimada, desde que se deixe dois coqueiros para decoração. É o fim.

Meus amigos..., SOCORRO!!!!!

Onde estão as ONGs ambientalistas agora?????


Essa é a área do Guilherme Leal, dono da empresa Natura e candidato a vice-presidente do Brasil pelo Partido Verde (PV - é isso mesmo), na chapa de Marina Silva (ambientalista - pasmem!). Essa área fica numa Área de Proteção Permanente em serra Grande - Uruçuca. O Ibama fez duas vistorias na área, constatou as degradações ambientais e deu o prazo até a última sexta-feira, dia 9 de julho, para que a documentação de liberação das obras fossem apresentadas. Mas, o Ibama afirmou que não concedeu nenhuma licença para esta atividade, o que seria imprescindível em se tratandop de uma APP.

Aí fica a pergunta: ONDE ESTÃO AS ONGS AMBIENTALISTAS QUE TANTO APARECEM NA HORA DE FALAR DOS IMPACTOS AMBIENTAIS DE TODOS OS BONS PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO QUE ESTÃO PARA CHEGAR EM ILHÉUS????

O que elas estão ganhando para ficarem absolutamente caladas a respeito desse assunto???? Ou será que elas tem algum "rabo preso" com o denunciado???
Será que as ONGs daqui escolhem os crimes ambientais que querem abraçar? Mas elas abraçam alguma causa que não aquelas que vão de encontro aos seus interesses particulares.
O Instituto Floresta Viva tem grande aproximação com o Guilherme Leal, uma vez que seu presidente trabalha também na Fundação Arapiaú, pertencente ao mesmo. Será que ele não sabia dessa grande obra que está sendo feita dentro da Mata Atlântica???????
Muito existe para ser explicado.
Mas o silêncio é absoluto!

Por uma Ilhéus Viva, estamos aguardando um pronunciamento.

O verdadeiro papel das ONGs ambientais

Quanto ouvimos falar sobre a implantação do Complexo Porto Sul em Ilhéus, as "ONGs ambientalistas" reagiram duramente, dizendo que estavam defendendo o meio ambiente.
Em primeiro lugar, meio ambiente é formado pela flora, a fauna, os rios, oceanos e AS PESSOAS, OS SERES HUMANOS!
Se elas querem proteger o meio ambiente, por que não fazem isso?
Por que não fazem nada quanto à invasão dos mangues? A Rua do Mosquito, por exemplo, que é um mangue que já conta até com borracharia, bar e salão de beleza??
Por que permitem que os lixões continuem sendo formados, inclusive em Áreas de Proteção Ambiental? Por que permitiram que uma ação fajuta chamada de "abraço na Lagoa Encantada" realizasse um mutirão para ser transmitido em rede nacional, e depois despejasse o lixo na APA como se fosse o local mais apropriado? Ou seja: tiraram do caminho, e empurraram a sujeira pra debaixo do tapete, ou melhor, da mata.
Por que não fazem nada com as pessoas que retiram madeira ilegalmente do Parque do Conduru? Ou será que eles ganham alguma coisa com isso?
Por que as ONGs ambientais são reativas e não propositivas??? Por que só aparecem na hora de combater projetos que vem para o desenvolvimento da região, ao invés de proporem projetos de melhorias ambientais ou até mesmo de compensações para esses projetos??
Quantos "por quês"!!!!
As ONGs ambientais deixaram de cumprir suas verdadeiras funções para comprarem uma briga de interesses pessoais daqueles que tem muito dinheiro.
E quem perde com isso tudo???
A população, que mais uma vez, vê seus direitos sendo interrompidos por um pequeno grupo de aproveitadores.

Acorda Ilhéus! Viva Ilhéus!!! Não deixe que te matem!

Vocação antiga de Ilhéus

Uma imagem vale mais que mil palavras.
Vejam que Ilhéus sempre teve vocação para ter aeroporto, porto, ferrovia e indústrias.
A foto não nos deixa mentir.

Qual Ilhéus você quer deixar para seus filhos?

Quando as pessoas falam de Ilhéus, pensam nas belezas naturais, no extenso litoral, na rica história e na cultura local. Mas quem mora em Ilhéus sabe que tudo isso compõe as belas histórias contadas em livros ou registradas em fotografias de turistas durante a alta estação. A Ilhéus de quem aqui mora é totalmente diferente.
Uma cidade que completa seus 476 anos sem muito o que comemorar. Com apenas 74 estabelecimentos de saúde total, enquanto Vitória da Conquista possui 306 e Itabuna 124. Com 33.466 alunos matriculados, enquanto Vitória da Conquista tem 54.510, Itabuna tem 35.888 e Juazeiro com 37.070.
Ilhéus tem ainda um aeroporto pequeno e que carrega críticas por todos os lados, que não pode operar com vôos noturnos e que não possui alfândegas, uma antiga demanda das empresas aqui instaladas.
Uma cidade que sofreu muito com a falta de planejamento nos anos 80 e 90, com infra-estrutura ultrapassada e uma série de problemas graves no que se refere à moradia, transporte, saneamento, segurança, emprego e renda.
Um povo que sofre com a falta de perspectivas e agora vê à sua frente talvez a última oportunidade de ver sua Ilhéus voltar aos tempos de riqueza e desenvolvimento, com a implanta~ção de grandes projetos como o Porto Internacional (Porto Sul), o aeroporto internacional para passageiros e cargas, a ferrovia Oeste Leste (Fiol) ligando grandes regiões produtoras do Brasil, a duplicação da rodovia Ilhéus-Itabuna, a criação de uma região metropolitana envolvendo essas duas cidades, a construção do semi-anel viário de Ilhéus, a criação do Parque Ecológico da Lagoa Encantada, a construção do Instituto Federal de Educação Tecnológica (Ifet), a implantação da ZPE, a construção do Gasoduto do Nordeste (Petrobrás) e a implantação do terminal pesqueiro de Ilhéus, além de muitos outros projetos que virão como conseqüência destes.
Isso tudo está prestes a acontecer em Ilhéus. Por isso, é hora de aproveitar para montar no cavalo celado, antes que ele passe correndo e chegue em outra cidade, deixando nossa Ilhéus exatamente como está hoje: pobre, abandonada, esquecida e relembrada somente pelas obras de Jorge Amado.


Vamos lutar pelo bem de todos. Vamos em frente por uma Ilhéus Viva!!!

UMA MENSAGEM AOS ILHEENSES

PREGAMOS O DESENVOLVIMENTO LIMPO, SEM MENTIRAS. ENTENDEMOS QUE TODO EMPRENDIMENTO PRODUZ IMPACTO E É PRECISO QUE ELE SEJA CONTROLADO COM RIGOR. PORÉM,SER CONTRA O PROGRESSO EM UMA REGIÃO EMPOBRECIDA, QUE PRECISA DE NOVAS OPORTUNIDADES, É MAIS QUE BURRICE. É UM CRIME.

VAMOS LUTAR CONTRA A MENTALIDADE TACANHA DE GENTE MAL-INTENCIONADA. ILHÉUS MERECE E PRECISA CRESCER. NOSSA CIDADE ESTÁ DIANTE DE UMA CHANCE ÚNICA, QUE PROVAVELMENTE JAMAIS SE REPETIRÁ. É PRECISO APROVEITÁ-LA.

CHEGA DE FICAR COM SAUDADE DO PASSADO E DE LAMENTAR O PRESENTE. É HORA DE ILHÉUS OLHAR DE UMA VEZ POR TODAS PARA O FUTURO, QUE SERÁ PROMISSOR NA MEDIDA EM QUE TOMEMOS AS DECISÕES ACERTADAS.

UMA DICA: VAMOS CONHECER MELHOR OS PROJETOS QUE ESTÃO CHEGANDO PARA ILHÉUS: PORTO SUL, AEROPORTO, ZPE, TERMINAL PESQUEIRO. ENTENDER SEUS IMPACTOS E AS COMPENSAÇÕES AMBIENTAIS EXIGIDAS PARA A APROVAÇÃO DE CADA UMA DAS PROPOSTAS.

TODA AÇÃO HUMANA PRODUZ ALGUM EFEITO NO MEIO AMBIENTE, MAS NEM POR ISSO AS PESSOAS DEVEM SER ELIMINADAS DA FACE DA TERRA. COMPETE A NÓS, ENQUANTO ILHEENSES, EXIGIR QUE TODAS AS MEDIDAS SEJAM ADOTADAS NO SENTIDO DE MINIMIZAR OS IMPACTOS. MAS NÃO ACEITAMOS OS ARGUMENTOS FALACIOSOS DE QUEM USA DISFARCES PARA ENGANAR A COMUNIDADE, SEM SER VERDADEIRO COM O QUE DE FATO DEFENDE.

QUEM AMA ILHÉUS QUER VÊ-LA CRESCER!

PARA REFLETIR...


Artigo publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO:

Para que se possa melhor compreender o debate sobre o Código Florestal e o parecer do deputado Aldo Rebelo é necessário analisar o trabalho de ONGs nacionais e internacionais que atuam fortemente no Congresso e entre os formadores de opinião. Apesar de sua aura de politicamente corretos, representam interesses concretos, mormente de países do Primeiro Mundo que competem com o Brasil e gostariam de ter maior ingerência em nossos assuntos. Agricultura, pecuária, agronegócio e energia ficariam com eles, enquanto nós deveríamos cuidar de nossas florestas. Se a posição deles prevalecer o País se tornará um grande museu ambiental, um zoológico de luxo, enquanto eles se dedicarão às atividades produtivas. Economia de mercado protegida para eles, atraso para nós.

Observe-se, ademais, que essas ONGs, de "direita" e de "esquerda", atuam como verdadeiros lobbies, fazendo valer seus interesses. Seria interessante que fosse aprovada uma lei de regulamentação da atuação de lobbies, em que algumas condições básicas seriam estabelecidas: 1) Quem são seus dirigentes? 2) Quem são seus apoiadores e financiadores? 3) Quais são os seus respectivos orçamentos? 4) Quanto ganham seus executivos e operadores? Trata-se de uma questão básica de transparência, para além do palavreado de defesa da "humanidade".

Aliás, a "humanidade" deles é bastante curiosa, pois o que vale para nós não vale para eles. Em nosso Código Florestal atual existe a "reserva legal", pela qual toda terra cultivável deve preservar, de florestas e biomas nativos, no Sul, 20% da área; no Cerrado, 35%; e na Amazônica, 80%. Ora, esse instituto não existe nos EUA e na Europa. Eles não são obrigados a preservar nada, poluem o planeta com seu estilo de vida e exigem que nosso país seja preservacionista. Os países de Primeiro Mundo devastaram praticamente todas as suas florestas nativas.

Leia mais